Saída em direção a Burgos. Breve paragem no caminho. Chegada a Burgos e almoço. Posteriormente, uma breve visita ao exterior da maravilhosa Sé Catedral, uma das mais belas e representativas de Espanha, em estilo gótico, embora no seu interior se possam encontrar outros estilos, como o retábulo-mor em talha renascentista. Em horário a indicar localmente continuação em direção a Irún e Lourdes. Jantar e alojamento no hotel.
Alojamento no hotel em regime de pensão completa. Pela manhã visita à cidade, grande centro religioso. Em 11 de fevereiro de 1858, Bernadette Soubirous, então com 14 anos, filha do moleiro da aldeia, teve uma visão da Virgem, que lhe ocorreu na caverna de Massabielle; A visão foi repetida 18 vezes. Após a primeira aparição, os primeiros feitos milagrosos começaram a ocorrer. Todos os anos Lourdes é visitada por milhões de peregrinos e doentes. Em seguida, visite o Santuário, com as suas 3 Igrejas sobrepostas (a Cripta, a Basílica do Rosário e a Basílica da Imaculada Conceição) e a Basílica subterrânea (com capacidade para 20.000 pessoas). Alguns dos pontos mais importantes são:
1 – Igreja Paroquial, no topo da vila – A Igreja, ainda hoje, conserva as pias batismais. Bernadete foi batizada ali em 9 de janeiro de 1844. Para os cristãos, a peregrinação é uma das formas de revitalizar o batismo.
2- Em “Cachot”, Rue des Petits-Fossés – A família Soubirous viveu aqui em 1858. Viviam aqui porque estava em ruínas. Aqui pensaremos em Maria que cantou no seu Magnificat “Ele tira os poderosos dos seus tronos; “Ele exalta os humildes.” Pensemos em Jesus, o filho do Homem que “não tinha onde reclinar a cabeça”. Pensemos nas bem-aventuranças “Bem-aventurados os puros de coração, porque deles será o Reino dos Céus”.
3 – Na Gruta – Entraremos pelo portão Saint-Michel, no final do Boulevard de la Grotte. A porta foi decorada especialmente para o Ano Jubilar. Lá encontraremos os conselhos de que precisamos. Ao entrar, teremos a Basílica à nossa frente. Os 200 metros de terraço nos darão tempo para nos prepararmos. À direita da basílica passaremos por baixo dos arcos. Sob cada arco está uma imagem de Cristo; Se quisermos, podemos abraçá-lo. A gruta é um local por excelência de retiro e oração.
4 – No antigo hospício, atual hospital – Foi na capela do hospício onde Bernadete fez a primeira comunhão, no dia 3 de junho de 1858, antes de seu aparecimento final. O caminho jubilar não pode terminar na Gruta; Maria nos leva a Jesus. O destino do caminho cristão é a Eucaristia.
Voltar para o hotel. Hora de descansar. Almoçar. À noite, você pode assistir à procissão de velas que acontece todos os dias perto da Gruta.
Pequeno-almoço no hotel e passeio pelos Pirenéus até Saragoça. Chegada e tempo de visitar a Basílica del Pilar, construída no final do século XIX. XVII, uma das mais visitadas de Espanha, onde se destaca a Capela da Virgen del Pilar, um dos maiores centros de interesse. Almoço. À tarde continuação da viagem para Madrid. Jantar e alojamento no hotel.
Pequeno-almoço no hotel e visita ao Mosteiro de San Lorenzo de El Escorial, expoente da grandeza espanhola de tempos passados. Depois, no horário indicado, continuaremos até Ávila (cidade amuralhada intimamente ligada à vida de Santa Teresa de Jesus). Almoço. À tarde iniciamos a nossa viagem de regresso ao ponto de partida, passando por Alba de Tormes, local onde está sepultada Santa Teresa de Jesus. Chegada no final do dia.